Objetivo | |
1. Compreender o processo de fissão nuclear e a produção de energia envolvida; 2. Reconhecer a ocorrência de transformações nucleares em ambientes tecnológicos; 3. Reconhecer o processo de transformação de energia nuclear em energia elétrica; 4. Avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e consumo de energia nuclear; 5. Argumentar sobre os riscos e benefícios da utilização desse tipo de energia para a sociedade moderna. | |
Requisitos | |
1. Ter conhecimento sobre a estrutura dos átomos; 2. Conhecer as propriedades básicas das partículas que constituem o núcleo dos átomos (prótons e nêutrons); 3. Conhecer as propriedades básicas das emissões radioativas (alfa, beta e gama). | |
Observação | |
1. O guia do professor traz sugestões de como trabalhar esta atividade; 2. No final da atividade, o professor promoverá uma discussão sobre a diferença entre uma reação de fissão que ocorre em uma bomba atômica e a que ocorre em um reator nuclear; 3. O professor poderá pedir aos estudantes uma atividade complementar de pesquisa sobre a política governamental (Programa Nuclear Brasileiro) da utilização de energia nuclear para gerar energia elétrica no Brasil. |
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
As prevenções de uma usina nuclear
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